Home » Como fazer um BOM content (SEO) num site/blog

Como fazer um BOM content (SEO) num site/blog

Existem 3 ideias bases para um bom funcionamento de um site/blog, sendo elas: tecnologia, conteúdo e autoridade.
  1. Tecnologia: Aqui temos de ter a certeza se a performance do site/blog é boa, isto é, se a página carrega rápido ou se pelo contrário está muito pesada, e, por conseguinte, lenta a abrir. Tem ainda de ter uma formatação que se adeque à web e a dispositivos mobiles. Deve de ter segurança e certificado SSL.
  • Conteúdo: Tem de ser estratégico, otimizado e escaneável. Isto é, que crie logo curiosidade ao leitor, mesmo que este dê apenas uma vista de olhos. Tem de ir de encontro às dores do consumidor. Deve de ter valor acrescentado e servir de entertenimento.
  • Autoridade: Ser dono do domínio do site/blog. Ter link de outras páginas para ter um backlink, isto é conseguir que outras páginas web citem e mencionem o vosso conteúdo. Links .gov, .edu, dão mais pontuação na tabela do google e mais autoridade, bem como outros sites já conceituados.
O que ter em conta ao criar um blog?

Criar conteúdo que gere curiosidade e que responda às dores do utilizador. Ser mais original que a concorrência. Ir direto ao assunto, evitar rodeios e repetições. Palavra-chave no título do post.

Ex: Se o post é sobre locais seguros para acampar. O título poderá ser: “5 locais seguros para acampar em Portugal”.

A palavra-chave deverá também constar na URL do post. Ex:

http://www.hopeonwheels.pt/locais-seguros-para-acampar

A palavra-chave deverá ainda estar presente no primeiro parágrafo do conteúdo (quanto mais no início melhor). Atenção, não encher o texto com palavras-chave, usar sinónimos. Deve-se em cada parágrafo colocar palavras-chaves ou sinónimos da mesma. Um vocabulário rico em sinónimosdas palavras-chave demonstra domínio do tema em questão.

Evitar repetição de palavras e de ideias. Ter subtítulos, no primeiro subtítulo usar sinónimo da palavra-chave do título, nos seguintes organizar conforma a informação mais importante a ser mencionada. Inserir áudio, imagens, vídeo e texto ao longo do post do blog.

O conteúdo multimédia deve elucidar o leitor sobre a ideia e o conteúdo do texto. Colocar links internos ao longo do texto, isto é, links para outro conteúdo que esteja dentro do vosso blog.

Seguindo o exemplo de cima, ao dissertarem sobre locais seguros para acampar, podem mencionar no texto que conhecem locais para almoçar, e através de um hiperlink (locais para almoçar), isto é, a palavra que funcionará como link irá direcionar o leitor para essa página, onde têm um post sobre 8 locais para almoçar em Portugal.

É, também benéfico para o algoritmo, ter hiperlinks para sites externos, isto é, ligações para sites com já credibilidade no assunto em questão. Uma boa estratégia, é ter links follows, isto é, arranjar parcerias com outros sites/blogs em que eles redirecionam o leitor para a vossa página e vocês para a deles. Isto, também, irá de encontro a uma boa pontuação por parte do algoritmo do google.

Contudo, não devemos abusar nestas ligações, dependendo do tamanho do post, devemos ter entre 1 a 2 ligações internas e 1 a 2 ligações externas. Em post grandes, podemos dobrar o número destas ligações.

O texto do post de blog deve ser bem escaneável, bem escrito, com frases curtas e objetivas, não devem entregar tudo ao início, mas sim ir entregando ao longo do texto. Fazer listas funciona bastante bem, tanto de índice do post, como de conteúdo ou de ideias/sugestões/dicas.

Deve, ainda, de ser possível identificar rápido o conteúdo de cada parágrafo (daí a importância de subtítulos ou de palavras-chave destacadas no início dos parágrafos). Usar itálico, negrito ou sublinhado para destacar palavras, ideias e conceitos.

Fazer ligação frásica entre parágrafos. Atenção não repetir demasiadas vezes a palavra-chave, usar sinónimos!

Ferramentas uteis para avaliar a optimização do site e de palavras- chave:

– Semrush

– Google Analytics e Google Trends

– Website Grader

Num futuro artigo abordaremos de forma mais completa a importância dos links internos, externos, hiperlinks, follow links e backlinks no conteúdo de um blog.

Fonte: Professor Israel Scussel Degasperi aulas Pós-Graduação Marketing Digital, IPAM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Somos embaixadores

    SInopse

    Mexer na terra, sentir a fragrância das flores, observar as cores das plantas, ouvir o tilintar das árvores com a brisa do vento, saborear o que com tanto amor cuidamos durante dias e dias a fio é o despertar dos sentidos que a horta nos pode proporcionar. É um regresso às origens num presente em que cada vez mais comemos o processado, o produzido com químicos, em que a sustentabilidade é muitas das vezes posta de parte. Ter uma horta é, também, enveredar por uma aventura verde, cheia de desafios, mas igualmente repleta de coisas boas e saudáveis.

    Para nós, tudo começou há 6 anos...
    Encomenda Agora
    Portugal
    Brasil

    Conteúdo do livro

    • As peripécias e como surgiu a nossa horta
    • Horta sem químicos como um negócio através de plataformas digitais
    • Horta sem químicos
    • Uma horta em casa e em pequenos espaços
    • O que a horta nos trouxe
    • Dicas, um tutorial passo a passo e um glossário

    Agradecimentos

    Este é um sonho tornado realidade, e o qual dedicamos a todos os nossos seguidores, pois sem o vosso apoio não teríamos conseguido!!

    É sobretudo um livro para quem nos apoia e para quem quer ser inspirado a ter uma horta em casa e sem químicos!

    Um muito obrigado à editora que acreditou em nós e a todas as pessoas que ao longo do percurso fizeram parte desta obra!

    Tens perguntas ou sugestões?

    Fala connosco, estamos sempre prontos a crescer contigo!