Criar conteúdo que gere curiosidade e que responda às dores do utilizador. Ser mais original que a concorrência. Ir direto ao assunto, evitar rodeios e repetições. Palavra-chave no título do post.
Ex: Se o post é sobre locais seguros para acampar. O título poderá ser: “5 locais seguros para acampar em Portugal”.
A palavra-chave deverá também constar na URL do post. Ex:
http://www.hopeonwheels.pt/locais-seguros-para-acampar
A palavra-chave deverá ainda estar presente no primeiro parágrafo do conteúdo (quanto mais no início melhor). Atenção, não encher o texto com palavras-chave, usar sinónimos. Deve-se em cada parágrafo colocar palavras-chaves ou sinónimos da mesma. Um vocabulário rico em sinónimosdas palavras-chave demonstra domínio do tema em questão.
Evitar repetição de palavras e de ideias. Ter subtítulos, no primeiro subtítulo usar sinónimo da palavra-chave do título, nos seguintes organizar conforma a informação mais importante a ser mencionada. Inserir áudio, imagens, vídeo e texto ao longo do post do blog.
O conteúdo multimédia deve elucidar o leitor sobre a ideia e o conteúdo do texto. Colocar links internos ao longo do texto, isto é, links para outro conteúdo que esteja dentro do vosso blog.
Seguindo o exemplo de cima, ao dissertarem sobre locais seguros para acampar, podem mencionar no texto que conhecem locais para almoçar, e através de um hiperlink (locais para almoçar), isto é, a palavra que funcionará como link irá direcionar o leitor para essa página, onde têm um post sobre 8 locais para almoçar em Portugal.
É, também benéfico para o algoritmo, ter hiperlinks para sites externos, isto é, ligações para sites com já credibilidade no assunto em questão. Uma boa estratégia, é ter links follows, isto é, arranjar parcerias com outros sites/blogs em que eles redirecionam o leitor para a vossa página e vocês para a deles. Isto, também, irá de encontro a uma boa pontuação por parte do algoritmo do google.
Contudo, não devemos abusar nestas ligações, dependendo do tamanho do post, devemos ter entre 1 a 2 ligações internas e 1 a 2 ligações externas. Em post grandes, podemos dobrar o número destas ligações.
O texto do post de blog deve ser bem escaneável, bem escrito, com frases curtas e objetivas, não devem entregar tudo ao início, mas sim ir entregando ao longo do texto. Fazer listas funciona bastante bem, tanto de índice do post, como de conteúdo ou de ideias/sugestões/dicas.
Deve, ainda, de ser possível identificar rápido o conteúdo de cada parágrafo (daí a importância de subtítulos ou de palavras-chave destacadas no início dos parágrafos). Usar itálico, negrito ou sublinhado para destacar palavras, ideias e conceitos.
Fazer ligação frásica entre parágrafos. Atenção não repetir demasiadas vezes a palavra-chave, usar sinónimos!
– Semrush
– Google Analytics e Google Trends
– Website Grader
Num futuro artigo abordaremos de forma mais completa a importância dos links internos, externos, hiperlinks, follow links e backlinks no conteúdo de um blog.
Fonte: Professor Israel Scussel Degasperi aulas Pós-Graduação Marketing Digital, IPAM