Home » O que é o Pousio dos solos e a Compostagem?

O que é o Pousio dos solos e a Compostagem?

Uma das coisas, se não até mesmo o aspecto mais importante a ter em conta na
agricultura é a qualidade do solo.

Um bom solo para o desenvolvimento das plantas hortícolas tem de ser rico em nutrientes, como o nitrogénio (azoto), cálcio, fósforo, entre outros. Tem de ser bem lavrado e adubado, através de fertilizantes naturais como o esterco de vaca, ovelha, porco, cavalo, coelho ou de aves.


Porém se cultivarmos um dado solo sem que este descanse, de x em x tempo (dependendo das culturas, pois certas plantas absorvem mais nutrientes que outras), pode ficar infértil. Para se evitar tal acontecimento, recorre-se à técnica do pousio dos solos, em que os solos são colocados a “repousar”, isto é, é interdita a sua plantação, e são adubados para que os nutrientes regenerem.

Por sua vez, uma das técnicas mais utilizadas em hortas biológicas para a fertilização dos solos é a compostagem.

A compostagem, consiste no reaproveitamento de matéria orgânica, quer seja fezes (esterco) de alguns animais, quer seja de restos alimentares, como fruta, legumes, pão, arroz, entre outros, ou ainda resto de plantas como feno, ervas cortadas, folhas, etc.

Neste processo aquando aglomerados estes restos em pilhas misturados com terra e feno e sobre a ação do sol, ocorre uma fermentação e decomposição por parte de bactérias, o resultante desse processo é um composto que serve como fertilizante rico em nutriente e natural que pode ser utlizado na horta.

Existe ainda um subconceito da compostagem, que se chama vermicompostagem que em vez da matéria orgânica ser decomposta por bactérias, é por outros seres vivos, como é o caso das minhocas californianas que produzem uma substância bastante fértil chamada húmus.

Fotografia de minhoca encontrada na nossa horta.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Somos embaixadores

    SInopse

    Mexer na terra, sentir a fragrância das flores, observar as cores das plantas, ouvir o tilintar das árvores com a brisa do vento, saborear o que com tanto amor cuidamos durante dias e dias a fio é o despertar dos sentidos que a horta nos pode proporcionar. É um regresso às origens num presente em que cada vez mais comemos o processado, o produzido com químicos, em que a sustentabilidade é muitas das vezes posta de parte. Ter uma horta é, também, enveredar por uma aventura verde, cheia de desafios, mas igualmente repleta de coisas boas e saudáveis.

    Para nós, tudo começou há 6 anos...
    Encomenda Agora
    Portugal
    Brasil

    Conteúdo do livro

    • As peripécias e como surgiu a nossa horta
    • Horta sem químicos como um negócio através de plataformas digitais
    • Horta sem químicos
    • Uma horta em casa e em pequenos espaços
    • O que a horta nos trouxe
    • Dicas, um tutorial passo a passo e um glossário

    Agradecimentos

    Este é um sonho tornado realidade, e o qual dedicamos a todos os nossos seguidores, pois sem o vosso apoio não teríamos conseguido!!

    É sobretudo um livro para quem nos apoia e para quem quer ser inspirado a ter uma horta em casa e sem químicos!

    Um muito obrigado à editora que acreditou em nós e a todas as pessoas que ao longo do percurso fizeram parte desta obra!

    Tens perguntas ou sugestões?

    Fala connosco, estamos sempre prontos a crescer contigo!