Com mais de 12 mil seguidores, Daniela e José mostram os vários processos e partilham conselhos sobre plantação natural sem pesticidas.
Há cinco anos, Daniela Guerreiro estava a fazer uma investigação sobre consumidores éticos. Foi nessa altura que se deparou com o conceito da plantação biológica, uma forma de criar plantas, livre de químicos e processos artificiais. Debruçou-se sobre o tema e aprofundou todas as questões, apesar de não ter qualquer experiência na área. Juntamente com o seu companheiro, José Rolão, fez os primeiros testes numa horta no Seixal com 105 metros quadrados.
No primeiro ano, em 2019, usaram pesticidas. Em 2020 já tinham largado todos os químicos, sendo que tudo o que cresce lá desde então é 100 por cento natural e biológico. Todo o processo foi espontâneo e um acaso, o que era um simples hobby tornou-se em algo muito maior.
José é natural do Barreiro e tem 28 anos. Daniela é seixalense e tem 27. Ambos têm atividades a full-time. José trabalha numa agência de publicidade e comunicação e Daniela é investigadora. “Ao início, não ligava muito ao projeto, a Daniela é que estava super empenhada, eu limitava-me a tirar umas fotografias”, revela José à New in Seixal.
Com o tempo, começaram a aproveitar produtos da terra e viram potencial em algumas colheitas, principalmente os morangos. Na época, decidiram vender o excedente e algumas sementes e plantas em crescimento. Venderam os produtos na OLX e ganharam notoriedade durante dois anos, onde entregavam por toda a Margem Sul, sendo que também participaram em mercados sustentáveis, em Almada.
Em finais de 2019, o casal fez a segunda horta, desta vez, no Barreiro. Aqui a produção é diferente, já que todas as plantas crescem em canteiros. “Existe uma enorme diferença entre plantação de horta, canteiro e vaso. Nós fazemos e damos dicas sobre todos os tipos”, explica José.
Por falar nas dicas, a página de Instagram Abelha7Trevos foi criada em 2021 e foi aí que o jovem casal decidiu colocar as vendas e o negócio de parte e dedicar-se a ajudar outros a conseguirem uma plantação e produtos de origem sustentável e segura.
“Para nós, três vasos numa varanda já são uma horta, todos podem fazer uma, não precisamos de ser autossuficientes e deixar de comprar produtos no supermercado. O mais importante é saber que aquilo que está a comer é natural e não foi alterado quimicamente”, refere.
As dicas e o conteúdo giram em torno de informação básica e pequenos erros de iniciante, como plantar certos tipos de hortaliças na época correta, qual o solo que deve utilizar, se é uma planta de exterior ou interior, como deve regar e quais são os cuidados extra a ter.
“Os pilares estão todos na informação, sobre o que devemos plantar e quando plantar, principalmente na parte da fertilização. Existe o mito de que é preciso pesticidas para tudo, mas não, antes quem plantava não tinha dinheiro para pesticidas e sempre houve colheitas, basta falar com os nossos avós para entender isso”, conclui. A página tem mais de 12 mil seguidores e conta com milhares de apoiantes da nova tendência de sustentabilidade e auto-produção.
Leia aqui a entrevista completa https://newinseixal.nit.pt/na-cidade/o-casal-influencer-do-seixal-que-da-dicas-sobre-hortas-biologicas/